Conferências ACFP 2024 – “Impacto dos canabinóides no sistema endocanabinóide” – Prof. Doutora Georgina Silva

“Impacto dos canabinóides no sistema endocanabinóide”
Profª. Doutora Georgina Silva

A planta Cannabis sativa e os canabinóides apresentam potencial terapêutico. A maioria dos estudos pré-clínicos/clínicos abordam os efeitos dos dois principais fitocanabinóides, o delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), no entanto, há também um crescente interesse nos fitocanabinóides denominados minor, como a canabidivarina (CBDV). Embora os fitocanabinóides sejam potenciais candidatos para um grande número de condições como cancro, esclerose múltipla, dor crónica e epilepsia entre outras, o seu uso está longe de estar bem definido e ainda existem questões, como as possíveis interações com o sistema endocanabinóide (SEC), que não estão totalmente conhecidas. Este sistema compreende os recetores canabinóides, os ligandos endógenos (endocanabinóides) e as enzimas do seu metabolismo. O SEC modula diversos processos fisiológicos e intervém na plasticidade sináptica, modulação da dor, balanço energético, apetite e fertilidade. Ao partilhar recetores canabinóides e vias de sinalização semelhantes, os fitocanabinóides podem alterar a homeostasia do SEC sendo por isso urgente identificar potenciais efeitos a longo prazo na saúde pública.

 

Conferências ACFP 2024 – “Impacto dos canabinóides no sistema endocanabinóide” – Prof. Doutora Georgina Silva

Subordinada ao título “Impacto dos canabinóides no sistema endocanabinóide”, decorrerá no dia 20 de junho de 2024, pelas 18 horas, por via telemática, a 6ª Conferencia ACFP 2024, à qual poderá aceder livremente através do link https://www.acfarmaceuticas.pt/conferencias-acfp-2024. A conferência  terá como preletora a Profª. Doutora Georgina Correia da Silva, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.  
 
Será moderadora a Profª. Doutora Natércia Teixeira, Académica Numerária, da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal.

 

Prof. Doutor José Augusto Guimarães Morais, Académico Numerário desta Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal, nomeado Membro Honorário da Associação Europeia de Faculdades de Farmácia.

O Prof. Doutor José Guimarães Morais foi homenageado pela Associação Europeia de Faculdades de Farmácia (EAFP – European Association of Faculties of Pharmacy), no decurso da sua Conferencia Anual, que teve lugar, neste ano de 2024, em Bergen, Noruega, entre 14 e 16 de maio. A decisão desta nomeação como Membro Honorário da EAFP, foi tomada na sua reunião de dezembro de 2023, por unanimidade dos membros do Comité Executivo da EAFP.

O Prof. Doutor José Guimarães Morais foi Secretario Geral desta Associação Europeia, entre 2006 e 2012.
 
A EAFP (https://eafponline.eu) é uma associação criada em 1992, na cidade de Paris.  Entre outros fins, a EAFP prossegue o propósito de estimular a cooperação e apoio à docência e à investigação, a promoção do intercambio de docentes, estudantes e investigadores entre as distintas Instituições de ensino universitário e superior, visando a garantia da qualidade da educação e a melhoria dos resultados do ensino, e proporcionar a criação de um Espaço Europeu Comum de Ensino Universitário e de Investigação em Farmácia e Ciências Farmacêuticas.  A EAFP tem igualmente evoluído no sentido da harmonização e desenvolvimento de normas europeias de qualidade que permitam orientar os métodos e os resultados da aprendizagem no sentido da excelência. A promoção do intercambio de investigadores entre a Academia e a indústria constitui uma outra área de intervenção e de atuação da EAFP.
 

O reconhecimento europeu da intervenção e da participação do Prof. Doutor José Guimarães Morais, neste caminho de aproximação dos distintos intervenientes para o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas, nos seus mais variados domínios, é, para a Academia e Ciências Farmacêuticas de Portugal, motivo de regozijo.

 

Conferências ACFP 2024 – “O potencial da via nose-to-brain na administração de fármacos” – Prof. Doutora Ana Catarina Silva

“O potencial da via nose-to-brain na administração de fármacos”
Profª. Doutora Ana Catarina Silva

A via intranasal constitui uma alternativa promissora para o tratamento de doenças neurológicas, tendo em conta as vantagens que apresenta, incluindo a possibilidade de transportar fármacos da cavidade nasal diretamente para o cérebro (nose-to-brain delivery), evitando a necessidade de atravessar a barreira hematoencefálica, ao mesmo tempo que promove a eficácia da terapêutica. Nos últimos anos, o potencial da via nose-to-brain para melhorar o tratamento de doenças neurológicas, como o Alzheimer e a epilepsia, tem sido alvo de muitas investigações pré-clínicas. Os resultados são promissores, sobretudo quando se associa a esta via formulações à base de nanossistemas, como as nanopartículas lipídicas.

 

Conferências ACFP 2024 – “O potencial da via nose-to-brain na administração de fármacos” – Prof. Doutora Ana Catarina Silva

Subordinada ao título “O potencial da via nose-to-brain na administração de fármacos“ decorrerá no dia 16 de maio de 2024, pelas 18 horas, por via telemática, a 5ª Conferência ACFP 2024, à qual poderá aceder livremente através do link https://www.acfarmaceuticas.pt/conferencias-acfp-2024. A conferência  terá como preletora a Profª. Doutora Ana Catarina Silva, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. 

Será moderador o Prof. Doutor Sousa lobo, Académica Numerária da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal.