Cerimónia do Ato Solene 2025

A Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal celebrará no próximo dia 13 de dezembro de 2025, pelas 15,00 horas, o seu Ato Solene de Inicio de Atividade 2025. O discurso de inauguração, sob o tema “Comunicar para cuidar: Uma competência profissional farmacêutica como todas as outras” será proferido pelo Prof. Doutor Afonso Miguel Cavaco, académico numerário da Academia. 

O evento decorrerá nas instalações – sede da Academia, à RuaAntónio Cândido, 154, Porto.



Tomada de Posse do Prof Ricardo Dinis Oliveira como Académico Correspondente

Decorreu no dia 1 de fevereiro de 2025, a Tomada de Posse como Académico Correspondente desta academia, o Prof. Doutor Ricardo Jorge Dinis Oliveira. Na sua conferência de ingresso o novo académico abordou o tema “Ciências ou Ciência Forense? a transdisciplinaridade como pilar para a reformulação da atividade pericial em Portugal” onde nos guiou por uma viagem à história da Ciência Forense em Portugal, destacando o primeiro caso forense nacional e o seu impacto na Toxicologia e na Medicina Forense. Abordou também os desafios atuais, como a integração da inteligência artificial e a crescente necessidade de rigor científico na prática pericial. Defendeu ainda a transdisciplinaridade como eixo essencial para unir diferentes áreas do conhecimento, fomentar inovação e reforçar a credibilidade da Ciência Forense.

O discurso de resposta e de apresentação do novo académico estiveram a cargo dos Académicos Numerários, Prof. Doutor Felix de Carvalho e Profª. Doutora Natércia Teixeira, designados para o efeito pela Assembleia de Académicos Numerários.

A cerimónia encerrou com a imposição da medalha de Académico Correspondente e a entrega do respetivo diploma.


 

Ato solene da ACFP 2024

Decorreu no dia 14 de dezembro de 2024, o Ato Solene de Início de Atividade da ACFP.

Após a intervenção inicial de abertura pelo Presidente da ACFP, Prof. Doutor Franklim Marques, o Profª. Doutora Natércia Teixeira, Vogal da Direção da Academia, procedeu à leitura das Atividades referentes ao ano 2024.

O ato solene integrou ainda a Tomada de Posse como Académico Correspondente desta academia, o Prof. Doutor Agustín García Asuero.  Na sua conferência de ingresso o novo académico abordou o tema Sin diagnostico la medicina es ciega: Puntos de atention (POC) e internet de las cosas médicas (Iotm).

O discurso de resposta e de apresentação do novo académico esteve a cargo dos Académicos Numerários, Prof. Doutor José Augusto Guimarães Morais e Prof. Doutor Fernando Ramos, designados para o efeito pela Assembleia de Académicos Numerários.

A cerimónia encerrou com a imposição da medalha de Académico Correspondente e a entrega do respetivo diploma.

                                                                                           


Tomada de Posse do Prof. Doutor Agustín Garcia Asuero como Académico Correspondente

A Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal celebrou no dia 14 de dezembro de 2024, o seu Ato Solene de Inicio de Atividade 2024.


Este ato solene incluiu o Ato de Posse como Académico Correspondente desta Academia, o Prof. Doutor Agustín Garcia Asuero, da Universidade de Granada, Espanha, e presidente da Academia Iberoamericana de Farmácia. No seu Discurso de Ingresso, o Prof. Agustín Asuero abordou o tema Sin diagnostico la medicina es ciega: puntos de atención (POC) e internet de las cosas médicas (IoTM), no qual analisou a evolução das novas tecnologias e dos meios tecnológicos e comunicacionais aplicados à deteção, ao diagnóstico, à terapêutica e à monitorização das doenças. Destacou ainda como essas inovações permitem um acesso mais amplo e integrado aos dados em saúde, contribuindo de forma significativa para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.


A apresentação do novo académico correspondente e o discurso de reposta ficaram a cargo dos Académicos Numerários, Prof. Doutor Fernando Jorge dos Ramos e José Augusto Guimarães Morais, nomeados para tal pela Assembleia de Académicos Numerários. A cerimónia terminou com a imposição da medalha de Académico Correspondente e a entrega do respetivo diploma ao novo Académico, Prof. Doutor Agustín García Asuero.